Ocorreu um erro neste gadget

domingo, 8 de setembro de 2013

Por que escolhi o curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional?

Vamos começar.
Uma boa noite a todos!
Primeiro vou me apresentar e contar um pouco da minha história:

Nasci em Petrópolis, cidade média, localizada a 1 hora do centro do Rio de Janeiro. Nós, petropolitanos, costumamos pensar que sair de Petrópolis, é estar em meio a um tiroteio constante e ainda mais, vendados. É como atravessar uma rua sem olhar. Não sei se pessoas de outras cidades, menores que o próprio Rio de Janeiro pensam dessa forma também. Mas assim, crescemos com a influência de professores do Rio, nos colocando ideias de passar no vestibular para uma Federal. Estadual, que seja. "BUSQUE SEU SUCESSO! NÃO FAÇA PARTICULAR! AS PÚBLICAS SÃO MELHORES! O VESTIBULAR É UM FUNIL, SEJA UM DOS QUE PASSAM POR ELE!" É o tempo todo isso! E acaba sendo mais ou menos isso mesmo...

 Para mim, a federal abriu meus horizontes. Nada contra faculdades que não possuem critério nenhum para selecionar seus alunos. Afinal, há pessoas capazes de aprender história sem precisar saber de química. Mas o que me fascina mesmo é que na faculdade Federal, a gente vê de tudo. Aprendemos a ver homossexuais como algo normal, sem estranhamentos. Aprendemos que existem ricos e pobres. Aprendemos que pessoas misturadas, de todos os tipos, tendem a formar menos "grupinhos" do que pessoas que nascem, crescem e morrem em uma mesma cidade, em um mesmo ciclo de amizades.

Mudar de cidade é um experiência que todos os jovens deveriam viver.

 Não ter medo, ser firme e forte com suas convicções. Conversar, brigar, se for preciso, mas impor um sonho. Se for mesmo um sonho válido. Eu já tentei medicina, história, aliás (4º lugar na UERJ), (mas que não foi reconhecido porque não era medicina, diga-se de passagem...) e comunicação Social. Já pensei em Biologia Marinha quando estava no ensino médio. Medicina, no 3º ano. História, quando fiz meu cursinho. Comunicação Social - Jornalismo, também no cursinho.

O lance é: todo pai vai querer que o filho esteja na tríade medicina, engenharia, direito. O filho tem que ser doutor... Mas médico não é doutor se não tiver doutorado. E te digo mais: se só existissem essa três profissões no mundo, sinto dizer que não haveria organização política que vigorasse para comandar um país.

Bem... o que eu quero dizer é que toda profissão tem uma função. Encontre a sua! Mesmo que você escolha criar miniaturas de barcos com palitos de picolé, se você for mesmo um gigante, terá seu reconhecimento e um monte de escolas irão querer que você divulgue seu trabalho.
Encontre-se e ainda assim, saiba viver UM DIA DE CADA VEZ. Mas saia do lugar. Dê um primeiro passo, ainda que não enxergue o caminho todo. As coisas com o tempo se resolvem. Eu não tinha muita perspectiva se não fizesse comunicação social. Eu queria jornalismo, mas o vestibular não me aprovou. O enem resolveu mudar as regras de um jogo que eu jogava há mais de dois anos. Não deu certo. Mas o lado bom desse tal de enem é que a gente pode "brincar" de ver para qual curso podemos ser aprovados.

Eu nem sabia desse tal curso, DGEI. Faltavam fontes que me explicassem o que era. O quando explicavam, não era claro. Uma pessoa de 18 anos, que acaba de fazer vestibular não vai entender palavras como logística, por exemplo, em um texto com milhões de outras palavras difíceis, que está falando de um assunto já muito específico para um curso como esse.

Defesa e Gestão Estratégica Internacional não é como educação física, onde todo mundo sabe o que um professor disso faz.
TEMOS MUITAS OPORTUNIDADES E ALGUMAS, NEM SEMPRE SÃO CLARAS.
Mas voltando, eu vi esse curso na lista do SISU, gostei do nome, aliás, esse nome dá o que falar... depois eu conto. Procurei, fiquei sabendo um pouco e lá fui eu: feito cega em tiroteio. Temos uma grade parecida com a de Relações Internacionais, mas somos mais do que isso. Vou mostrar como DGEI (Defesa e Gestão...) é amplo. Mas assim, passei pra UFRJ. Que isso! Dei um grito na livraria que estava trabalhando ao receber uma mensagem no meu celular: "Você foi classificado. Vá até sua instituição de ensino e faça sua matrícula." Me pegaram no colo, quem comprava livros me deu parabéns e cara, é uma conquista muito boa. Foi a primeira de muitas outras.
Hoje, estou no 5º período e não me arrependo de ter entrado no curso. É a história que eu gostaria de estudar, de forma aplicada, e com muitos outros conceitos embutidos. Sempre gostei de história, mas sinceramente, não queria passar seis meses estudando só medieval. Quero ver a história aplicada e meus conhecimentos adquiridos para passar no vestibular me ajudaram a entender a faculdade hoje.
É isso que faz a diferença entre uma universidade que exige muito em seu vestibular e outras que não exigem tanto... Os alunos já entram "quentes", entende?

Na vida, escolha o caminho mais difícil. Ele te fará mais forte e mais conhecedor de si mesmo. Uma vida de marasmo não testa quem você é. Se eu tenho um orgulho, é usar minha carteirinha e jantar uma comida deliciosa por 2,00. É conquista minha. É usar a camiseta da primeira universidade federal do país, criada em 1920. É estar em uma das melhores universidades da América Latina.

 Por favor, não façam cursos que querem que você faça. Atire-se ao desconhecido, se assim for o seu desejo. Não tenha medo de mudar de cidade, de estudar o que ninguém estuda. Se é o que você quer, faça. Tenha parceiros para te darem força e siga com fé.

Essa foi apenas uma introdução a como eu fui parar nesse tal de DGEI aí... Vou usar esse blog para explicar as dificuldades que passamos, o que é o curso, quem são os professores, quais são as notícias que mais temos que ficar por dentro para acompanhar o curso, quais são os benefícios da UFRJ, o que falta melhorar, quais são os desafios de estar em um curso novo, qual o mercado de trabalho, qual é a nossa grade, o que estudamos, publicarei as ementas, como é o nosso prédio, como será o futuro previsto para o curso, tudo de uma forma simples e agradável de se ler. Espero que gostem. Desejo também poder ajudar a quem se interessa pelo curso e tirar dúvidas. Desejo poder dar forças a quem passa pela dificuldade que passei: ter a coragem de guiar o próprio caminho.

Um comentário:

  1. Muito bom! Sou formado em Direito. Já fui militar e trabalho na Justiça Federal. Fiz ENEM pensando em passar para esse curso. Quem sabe consigo!

    Abração e parabéns pelo belo trabalho de informação!

    Victor Hugo.

    ResponderExcluir