quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Ementas das disciplinas do Primeiro Período

Análise de sociedade e Estado

A proteção dos Direitos Fundamentais como limite ao Poder do Estado. Os Direitos constitucionalmente garantidos e suas garantias. O Princípio da Igualdade. O Princípio da Legalidade. Os Direitos Individuais e coletivos. Liberdade Sindical. Nacionalidade e Cidadania. Os Partidos Políticos e os Direitos Políticos. Liberdade de Iniciativa e Propriedade Privada. Os Direitos Econômicos e Sociais. O papel da sociedade na efetivação dos Direitos.

Fundamentos da economia

Introdução à História do Pensamento Econômico; Microeconomia: teoria de preços, diferentes enfoques sobre o papel da concorrência e as estruturas de mercado; Introdução às teorias do Desenvolvimento e do Comércio Exterior.

Interpretações do Brasil

Pensamento social no Brasil: Florestan Fernandes, Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Celso Furtado, Darcy Ribeiro; elementos histórico-culturais para a formação da cultura brasileira; instituições políticas no Brasil; partidos políticos e eleições: interpretações e debates; relações Executivo-Legislativo; federalismo.

Introdução ao Estudo da Defesa

A evolução do conceito de defesa: da “segurança nacional” na Guerra Fria ao conceito abrangente de “security”. O papel da ameaça militar. Outras ameaças não-militares: meio-ambiente, terrorismo, epidemias, etc. Proliferação de armas nucleares. A ameaça das armas biológicas. O conceito de estratégia de defesa. Democracia e estabilidade internacional. Segurança humana. O problema das migrações internas. O crescimento das forças privadas de segurança. O papel das ONGs e das empresas multinacionais.

Teoria das Relações Internacionais


O surgimento das relações internacionais: a análise de E.H. Carr do período Entre-guerras. A análise realista clássica. A análise realista moderna. O realismo estratégico. A visão liberal. O construtivismo. As organizações internacionais. O papel das organizações não-governamentais no cenário internacional. Globalização e Relações Internacionais. As Relações Internacionais no Século XXI.

Geopolítica 
Geografia política e geopolítica. Abordagem contemporânea da geografia do poder, Estado, Nação e Território: concepções clássicas e contemporâneas. O Estado local, a política e a gestão do território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário